17 de fevereiro de 2014

Project Unbreakable

"Before healing a wound you must first admit that you are bleeding."
O Projeto Inquebrável (Project Unbreakable) é um dos projetos mais incríveis que eu já vi. Ele consiste em fotografar pessoas que sofreram abuso sexual segurando um cartaz com uma frase que o estuprador falou. O projeto em si, foi criado para informar e conscientizar as pessoas sobre o assédio sexual e para ajudar as pessoas que sofreram algum tipo de agressão sexual a se curar por meio da arte.  
Em outubro de 2011, com 19 anos na época, Grace Brown era uma estudante de fotografia que vivia em Nova Iorque. Um dia, enquanto estava fora numa noite de sexta feira, ouviu a história da agressão sexual de um amigo(a) e essa se tornou a história que iria mudar a vida da Grace para sempre. Sem conseguir compreender a escuridão que estava rolando por entre a nossa sociedade, Grace foi dormir perdendo a fé na humanidade e contando o número de pessoas que ela conhecia que sofreram alguma agressão sexual. Na manhã seguinte, ela acordou com a ideia para o projeto e a fez real.
Eu fiquei pensando e, cara, é necessário tanta coragem para se expor dessa forma, sabe? Imagina estar expondo para o mundo uma "experiência" tão dolorosa e traumática que você passou. Porém, eu acho que o choque que o agressor deve ter caso veja a foto deve ser tão grande que vale a pena você está mostrando isso para todos, sabe? E eu acho que também deve ser tão aliviante, porque eu sou a favor da teoria de que quando você põe para fora, parte da cura entra para preencher o espaço vazio do problema que você colocou para fora.
Porém, eu quero mostrar para vocês as fotos, pois nenhum texto demonstra o efeito que as fotos causam e nem a enorme coragem das pessoas que participam.

"Já está peludinha? Quando eu me neguei a responder, ele decidiu descobrir ele mesmo. Eu tinha 11 anos"
"Eu só estou tentando te mostrar como eu te amo."
"Você deve ter um karma realmente muito ruim de uma vida passada." - Uma enfermeira
"Você estava pedindo por isso."
"Bem, nós perguntamos a ele e ele não estuprou você, então não há nada que possamos fazer."
"Tá tudo bem" - meu agressor

Bem forte, né? Caso vocês queiram saber mais sobre o projeto ou ver mais fotos é só clicar aqui ou aqui.
Beijos <3

Um comentário:

  1. Eu fico absurdamente horrorizada com essas paradas. Foi uma ideia bastante ousada porque não é uma lembrança fácil de mexer, né? Nunca passei por isso, graças a Deus, mas imagino a dor que seja revirar o baú pra expor isso diante de uma câmera. Fora a agressão sexual, essas pessoas sofreram agressões psicológicas graves e dá pra perceber que não só pela parte do estuprador. É uma coisa que incomoda demais até pra quem é espectador. Pelo menos me incomoda bastante. Enfim, é isso.

    Lilás & Sol

    ResponderExcluir

Infelizmente o blogger não avisa quando alguém responde os comentários, mas eu sempre respondo todos! Então, porque não volta aqui depois pra ver a resposta? Beijos